Que tenha optado por uma salamandra a lenha ou uma lareira clássica, nada é mais frustrante do que passar todo o inverno esfregando incansavelmente o vidro do insert para desfrutar da beleza do fogo que arde na lareira. Cada chama resulta, de fato, em uma tarefa de limpeza com cinzas ou vinagre branco salpicado em uma bola de papel jornal amassado para remover a fuligem acumulada rapidamente no vidro. No entanto, é totalmente possível reduzir esse incômodo entendendo as razões para o surgimento desse entupimento. Existem também técnicas fáceis de implementar para manter o vidro do insert limpo por mais tempo, depois de cuidar da limpeza do vidro.
2) Garanta a circulação de ar na chaminé ou na salamandra para reduzir o entupimento do vidro
Encher e posicionar a madeira para um fogo bem-sucedido é uma verdadeira arte! Se colocar muitas toras, a combustão não será otimizada. Após o preenchimento, verifique se há espaço entre o vidro interno e a madeira. Isso permitirá que o ar circule adequadamente e contribuirá para a redução do entupimento do vidro. Da mesma forma, dê uma olhada cuidadosa em todas as entradas de ar. Certifique-se de que estão bem ajustadas e não devem estar obstruídas ou entupidas.
Finalmente, se necessário, não hesite em abrir um pouco a porta do insert ao iniciar um fogo potente para reduzir a formação de fumaça preta devido à presença de ar frio no duto e acelerar a chama. Você pode então fechar gradualmente o vidro para reduzir a entrada de ar.
3) Não acenda fogueiras pequenas para preservar o vidro da lareira ou da salamandra
lenha fogo de lareira
O vidro terá menos propensão a sujar com uma queima potente. Portanto, especialmente, não opere seu aparelho em marcha lenta e acostume-se a fazer fogueiras fortes ao usar a lareira ou a salamandra. Isso ajudará a aumentar mais rapidamente o calor do ar no tubo para reduzir os riscos de falta de tração e entupimento.
4) Otimize a tração da chaminé para manter o vidro limpo por mais tempo
Se a tração não estiver boa, a combustão será menos eficaz e o risco de entupimento aumentará. Para melhorar a tração (e evitar incêndios!), certifique-se de que o duto de exaustão permaneça bem limpo (por meio de desobstrução) para evitar o refluxo de fumaça e a acumulação de fuligem preta no vidro. Além de desobstruir a instalação para reduzir o entupimento, verifique o dimensionamento do duto e sua configuração (não deve ser muito curto nem muito curvado, e a altura da saída no telhado deve ser adequada) com um profissional ou seu instalador. Por fim, verifique também a qualidade da junta do vidro, que deve ser perfeitamente vedada para um funcionamento ideal.
5) Abra uma janela em direção à sua chaminé
Se você acha que sua instalação está com falta de tração, pode abrir uma janela nas proximidades para fornecer oxigênio e permitir uma queima melhor. Se, no entanto, você não quiser manter a janela aberta o inverno inteiro, também pode chamar um profissional para instalar uma tomada de ar externa perfurada através da parede da casa. Essa tomada de ar será então conectada à sua salamandra com um kit de entrada de ar combustível.
6) Evite que o vidro da salamandra ou da lareira escureça com sabão
limpar vidro de salamandra lareira
Normalmente, levando em consideração todos os conselhos mencionados anteriormente, você não deveria mais ter problemas de escurecimento no vidro da sua instalação. No entanto, se estiver aguardando a visita de um profissional ou ainda não conseguiu identificar a origem do problema, pode usar uma dica muito inteligente para evitar depósitos de fuligem. Essa técnica simples consiste em passar sabão líquido branco ou translúcido no vidro. Isso deixará uma película protetora que manterá o vidro limpo por mais tempo, sem esforço. Ele não poderá, assim, se manchar de preto ou sujar-se muito rapidamente. Após a combustão, basta limpar os resíduos e repetir a aplicação para a próxima chama.
