Les itens de roupa íntima estão entre os tecidos mais delicados no guarda-roupa. Além disso, essas peças têm a tendência de se desgastar rapidamente. Para evitar problemas como calcinhas desgastadas, sutiãs descoloridos ou cuecas rasgadas, é essencial adotar a frequência certa de lavagem, assim como as técnicas adequadas para realizá-la. Para uma sustentação e conforto duradouros, aqui estão todas as dicas essenciais para uma manutenção perfeita das peças íntimas.
1) O detergente certo e o programa adequado
Aqui, opte obrigatoriamente por um detergente para roupas delicadas ou simples sabão de Marselha. Além disso, limite o uso do amaciante, que pode danificar essas fibras frágeis e irritar a pele sensível das partes íntimas. Além disso, escolha um programa suave na máquina de lavar (máximo de 30°C) e não hesite em lavar à mão a lingerie delicada (especialmente conjuntos de seda ou cetim).
2) Preparação adequada para lavar roupas íntimas
Primeiramente, lembre-se de separar as roupas, especialmente por cor. Misturar uma cueca vermelha com uma calcinha branca é, de fato, a melhor maneira de ter desastres. Além disso, nunca se esqueça de usar um saco de lavagem para proteger suas peças íntimas ao máximo. Finalmente, lembre-se de prender cada sutiã antes de iniciar a máquina de lavar. Isso evitará que as rendas enganchem!
3) Um banho para preservar as cores das roupas íntimas
Para evitar que a cor de suas calcinhas e outras cuecas desbote, enxágue-as em um litro de água adicionado a uma colher de sopa de vinagre branco e um pedaço de açúcar antes de enxaguar com água limpa. Suas tonalidades permanecerão vibrantes.
4) Clareamento das roupas íntimas
Apesar dos seus cuidados, suas roupas íntimas precisam de um pequeno clareamento. Para as peças delicadas, opte por um copo de água oxigenada a 30% adicionado à água de enxágue ou uma xícara de detergente para lava-louças. Para roupas íntimas de algodão menos frágeis, você pode preparar uma bacia de água bem quente adicionada de percarbonato de sódio ou suco de limão.
5) Secagem adequada
A secadora está fora de questão, assim como os pregadores de roupa que deixam marcas na roupa! Para preservar a forma, elasticidade e cor das roupas íntimas, deixe-as secar planas. Além disso, seque tudo dentro de casa ou à sombra, e não ao sol, para evitar o risco de descoloração dos materiais. Por fim, organize cuidadosamente suas roupas íntimas. Para conjuntos e lingeries delicadas, não economize em papel de seda ou saquinhos de tecido.
