5 dicas naturais para remover com sucesso o musgo do seu telhado

Realiza frequentemente a manutenção do seu telhado? Este gesto frequentemente esquecido, no entanto, prolonga a vida útil do seu telhado, garantindo que esteja em bom estado e não necessite de trabalhos de reparação para evitar futuros problemas graves (infiltrações de água, vazamentos, permeabilidade do isolamento devido à condensação, etc.). No entanto, para isso, é preciso poder ter uma visão geral do telhado, uma tarefa comprometida quando musgos e líquenes o cobrem, especialmente no início da primavera! É necessário agir, especialmente porque o musgo torna as telhas e ardósias mais sensíveis ao gelo e porosas. No entanto, não é necessário optar por produtos químicos algicidas, embora eficazes, são agressivos e destrutivos para o meio ambiente! Aqui estão dicas naturais para realizar a limpeza do seu telhado.

Dicas:

  • Realize o tratamento em tempo seco, preferencialmente na primavera, quando a previsão do tempo anuncia alguns dias secos e suaves. A chuva pode lavar os produtos que você está usando, não lhes dando tempo para agir!
  • Assim como os produtos de limpeza, desaconselhamos o uso de água sanitária. É prejudicial ao meio ambiente. Estamos falando de tratar a fachada externa! Além disso, é agressiva e pode danificar as telhas. Isso pode danificar significativamente as telhas de grés ou de terracota, deixando fissuras ou favorecendo o desgaste e a porosidade do telhado.
  • Para tratar algo que não seja um telhado (lajes de terraço, etc.), muitos produtos naturais de avó podem ajudar a remover manchas esverdeadas: bicarbonato de sódio diluído em água, sabão preto, vinagre branco, água de cozedura de batatas ou massas (rica em amido)…


1) Detergente sem produtos para telhado
Não é necessário criar sua própria solução anti-musgo biológica quando se conhecem os gestos certos para limpar o telhado! Os mais esportivos podem esfregar manualmente o telhado com uma vassoura ou uma escova de cerdas duras para remover os musgos. Em seguida, faça um bom enxágue e verifique cada calha. (As calhas podem entupir se não forem cuidadas.) Se desejar tratar um material sólido (lajes de terraço, telhado não em ardósia…), a lavadora de alta pressão pode facilmente substituir sua escova. Última opção sem produto: sufocar e secar os musgos cobrindo-os (lona, cartão…). Contudo, espere vários dias para obter o resultado desejado!

2) Bicarbonato de sódio
O bicarbonato ajuda a eliminar os musgos e a retardar a sua reaparição. Para uma limpeza leve com poucos musgos, enxague o telhado com água bicarbonatada, 30 g (2 colheres de sopa) por litro de água quente. Deixe atuar por no mínimo 1 hora. Você pode então polvilhar com bicarbonato se necessário, depois esfregar com uma escova ou uma vassoura de cerdas duras e enxaguar. Cuidado com o jardim: uma alta concentração de bicarbonato pode danificar as plantas ao redor. No entanto, é menos tóxico do que os amónios quaternários no anti-musgo clássico (e limpa de forma muito eficaz!).

3) Água salgada para limpeza de telhados
A água do mar, assim como a água salgada, tem um bom poder decapante para remover os musgos de um telhado. Se não tiver um oceano ao seu alcance, simplesmente dilua sal em água quente e limpe as suas telhas com este produto, seguindo o mesmo princípio do bicarbonato.

4) Cinzas de lareira
As cinzas de madeira corrigem a acidez que favorece o aparecimento de musgos e líquenes no telhado ou no jardim. Portanto, pode espalhar isso no telhado misturado com água. Em seguida, deixe repousar dois a três dias (sempre sem chuva!). Em seguida, esfregue com uma boa escova e enxágue cuidadosamente.

5) Receita fungicida com ácido cítrico para limpeza do telhado
Biodegradável e antioxidante, o ácido cítrico está entre as melhores dicas naturais para remover o musgo do telhado. Para usar, dilua 600 g de ácido cítrico, 150 g de bicarbonato, 20 ml de óleo vegetal (colza, girassol, etc.) e cerca de 15 gotas de óleo essencial de árvore do chá (tea tree) ou de manjericão em 8 litros de água morna. Em seguida, aplique esta solução na área afetada pelo musgo e líquen. Deixe atuar por dois a três dias e depois enxágue com uma mangueira.

Deixe um comentário