As janelas do carro se sujam rapidamente. Entre a sujeira da estrada, os respingos de fezes de pássaros e outras manchas não identificadas, as superfícies de vidro nunca permanecem impecáveis por muito tempo. Para o interior do pára-brisa, sabemos que a pele de camurça é muito eficaz. No entanto, para o exterior, sempre contamos com o bom e velho lavador de pára-brisa! A boa notícia é que é fácil e econômico substituir esse produto de limpeza à base de produtos químicos. Com produtos domésticos bons para o meio ambiente e para a saúde, podemos criar receitas de lavador de pára-brisa caseiro para um resultado impecável. Basta conhecer os produtos naturais certos a serem usados para não danificar as palhetas do limpador e as juntas. Aqui estão 3 receitas de lavador de pára-brisa caseiro não tóxico que não deixarão rastros.
A receita básica e fácil
Os ingredientes a serem usados durante todo o ano:
-900 ml de água (Se possível, use água destilada para evitar depósitos de calcário no pára-brisa. Além disso, a água desmineralizada evitará a formação de tártaro que pode obstruir os bicos do limpador)
-100 ml de vinagre de álcool branco
-2 colheres de chá de detergente líquido
A ser adicionado no inverno:
O álcool servirá como anticongelante. Se o álcool de queimar não for recomendado aqui, você pode usar álcool doméstico ou álcool isopropílico (isopropanol) sem problemas. Se você mora em uma região onde não faz muito frio, 100 ml serão suficientes para começar. Caso contrário, aumente as doses para 250 ml de álcool para 1 litro de lavador de pára-brisa. A espátula para raspar o gelo que se cuide!
A receita do lavador de pára-brisa super limpante

-Recipiente de 5 litros
-100 ml de vinagre branco
-100 ml de álcool a 70° para enfrentar temperaturas negativas e obter um lavador de pára-brisa anticongelante
-2 colheres de sopa de cristais de soda
-1 colher de sopa de sabão preto líquido
-Água para completar o espaço vazio no recipiente
A receita do lavador de pára-brisa sem vinagre

-1,3 litro de água desmineralizada
-600 ml (60 cl) de álcool a 90%
-3 colheres de sopa de detergente.
Como proceder?
Para essas três receitas de lavador de pára-brisa à moda antiga, despeje os ingredientes em seu recipiente e misture. Respeite as doses de detergente ou sabão para limpar bem sem fazer bolhas. Em seguida, despeje tudo no compartimento destinado ao produto de limpeza de vidros. Você também pode aplicá-lo com um borrifador ou derramar em papel jornal ou um pano de microfibra para esfregar os vidros. Isso permitirá que as janelas brilhem sem deixar marcas.
Últimas dicas para a estrada:
-Para que o produto cheire bem, use álcool perfumado ou algumas gotas de óleos essenciais. Aliás, muitos óleos essenciais têm propriedades purificantes e repelentes de insetos. Isso os desencoraja de grudar no pára-brisa! Óleo essencial de citronela, lavanda ou eucalipto citronela, por exemplo, podem afastar os mosquitos.
-Você também pode melhorar o cheiro do vinagre infundindo cascas de citrinos, ervas aromáticas ou especiarias!
-Para um efeito mais anticongelante, aumente as doses de álcool doméstico para 1/4 do lavador de vidro. Assim, não há risco de o produto solidificar! Você pode fazer o teste: despeje o lavador de pára-brisa em uma tigela e coloque-o do lado de fora. Se o produto congelar, será necessário ajustar as dosagens aumentando a quantidade de álcool até que não congele mais.
