13 erros comuns que não deve cometer com a sua máquina de lavar roupa

Mesmo após longos meses, ou mesmo anos de uso, ainda é possível surpreender-se cometendo pequenos erros ao lidar com a máquina de lavar. No entanto, alguns gestos podem prejudicar a durabilidade desse eletrodoméstico e causar falhas que poderiam ser facilmente evitadas. Além disso, o uso inadequado pode danificar as roupas, lavá-las inadequadamente ou deixar um odor desagradável nas fibras. Por isso, é importante destacar aqui algumas falhas a serem evitadas ao lidar com a máquina de lavar, conforme listadas pela vovó.

1) Esquecer de esvaziar os bolsos antes de colocar na máquina: um dos erros mais comuns
Os elementos que garantem a rigidez de um colarinho de camisa, como os bolsos de jaquetas e calças, devem ser verificados sistematicamente. Seria prejudicial colocar na máquina dinheiro ou ingressos potencialmente úteis. Peças ou pequenos objetos (alfinetes, chicletes, etc.) também podem danificar a máquina e roupas delicadas. Quanto aos lenços de papel, eles podem soltar fibras em todas as roupas e obstruir o filtro da bomba de drenagem. Esse tipo de pequeno esquecimento pode resultar em uma falha na máquina. Portanto, lembre-se de esvaziar bem os bolsos. Para evitar danos às roupas ou à máquina, certifique-se também de fechar os zíperes e abrir os botões.

2) Sobrecarregar a máquina de lavar com muitas roupas
Para economizar tempo e reduzir a carga de lavanderia, pode ser tentador encher ao máximo o tambor de roupas. No entanto, essa técnica é contraproducente, pois as roupas não têm espaço para se mover no tambor. A limpeza não é mais eficiente, e isso aumenta o atrito que causa o desgaste do tecido. O resultado pode ser roupas ainda sujas, com mau cheiro e muito amassadas. A tarefa de passar roupas ou usar outra máquina para corrigir isso fará você esquecer rapidamente o tempo “economizado” com uma máquina muito carregada. Além disso, há também riscos de falhas no motor. A dica é garantir que você consiga passar a mão entre as roupas e o topo do tambor!

3) Usar em excesso detergentes
Colocar mais não significa “lavar melhor as roupas” ou dar-lhes um bom cheiro. Esses produtos são suficientemente potentes em pequenas quantidades. Portanto, exagerar na quantidade de sabão e amaciante pode saturar as fibras das roupas, causando irritações na pele. Além disso, isso é prejudicial ao meio ambiente e pode entupir as diferentes peças da máquina. Com o tempo, isso deixa resíduos no aparelho, facilitando o surgimento de maus odores. No final das contas, as roupas não ficam mais limpas e até podem cheirar mal. Isso é uma das piores falhas se você pretende manter sua máquina de lavar por muito tempo e lavar bem as roupas. Basta seguir as recomendações do produto com base no grau de sujeira das roupas, na quantidade a ser lavada e na dureza da água.

4) Alvejante na máquina de lavar… entre os piores erros!
Além de poluir gravemente a água, a água sanitária é um produto muito agressivo para as roupas. Ela arruína os elásticos de meias e roupas íntimas e pode danificar as roupas a longo prazo. Com o uso regular, também pode ser muito perigosa para o bom funcionamento da máquina. Ela tem a tendência de corroer a junta da máquina! Felizmente, pode ser facilmente substituída por duas colheres de sopa de percarbonato de sódio para alvejar as roupas e um copo de vinagre branco para desodorizar as roupas e higienizar a máquina de lavar.

5) Retirar as etiquetas das roupas
As etiquetas fornecem informações valiosas para a boa manutenção das roupas. Sem elas, é difícil saber se uma peça pode ser lavada na máquina (e a que temperatura para não deformar), passada a ferro sem queimar, ou colocada na secadora sem danificar… Se você realmente não suporta as etiquetas porque coçam, pelo menos verifique antes de jogá-las fora para ver se uma peça precisa de cuidados especiais. Nesse caso, você pode manter a etiqueta em uma gaveta ou costurá-la em um local pouco visível e incômodo para ter uma referência sem ficar incomodado!

6) Preparar mal as roupas antes da lavagem
Para jeans e roupas cujas cores podem desbotar, é melhor lavá-los do lado avesso de maneira sistemática. Isso evita o atrito com outras roupas, que pode fazer com que a cor desbote.

Outro ponto a não negligenciar é o uso de um saco para meias, collants, calcinhas, etc. Esse tipo de roupa menor pode se desgastar mais rapidamente com o contato com outras roupas. E, acima de tudo, há o risco de serem engolidos pela máquina. Eles podem então se enfiar no tubo tanque-bomba de sua máquina de lavar, o que pode causar falhas. Um problema fácil de resolver se cada um colocar suas roupas íntimas sujas em um saco para facilitar a lavagem e a triagem durante a secagem. Caso contrário, lave à mão!

7) Não remover manchas das roupas antes da lavagem
Nenhuma lavagem milagrosa pode fazer desaparecer manchas persistentes por magia. Pior ainda, o calor pode cozinhar a mancha, tornando-a ainda mais difícil de remover, ou até permanente. Para evitar

erros, sempre trate a mancha antes de colocar a roupa na máquina de lavar. Para isso, esfregue a mancha com detergente, vinagre de álcool, sabão de Marselha ou sabão de fiel bovino.

8) Misturar as roupas de uma pessoa doente com as de todos
Em 2007, um estudo da Universidade do Arizona demonstrou a resistência de alguns vírus à lavagem. Eles encontraram vestígios de adenovírus e rotavírus (relacionados à gastroenterite) e até hepatite A. Em outras palavras, especialmente se você lavar as roupas em baixa temperatura, as bactérias podem sobreviver à lavagem e se espalhar para as roupas do resto da família. Para eliminar germes e evitar essa contaminação, não hesite em lavar as roupas do doente separadamente e à temperatura máxima possível.

9) Usar um detergente especial para “tecidos escuros”
Isso não é realmente um erro como os outros mencionados anteriormente para a máquina. Esse tipo de detergente não tem mais chance de danificar as roupas ou a máquina. No entanto, às vezes, ele custa o dobro de um detergente comum… e não é muito útil! De fato, é possível passar sem o agente fixador com algumas dicas. Para preservar a cor de roupas pretas ou escuras, basta fazer uma boa triagem antecipadamente. Lave apenas as roupas escuras juntas! Além disso, coloque-as do lado avesso e evite lavagem muito quente. Um programa curto a 30°C, sem excesso de detergente e com meio copo de vinagre branco na última água de enxágue é suficiente para substituí-lo com facilidade! Esse vinagre ajuda a fixar as cores.

10) Lavar a frio com cascas de sabão
Colhidas da “árvore de sabão”, as cascas de sabão são totalmente ineficazes na lavagem a frio, pois apenas a água quente pode liberar adequadamente as saponinas que permitem a limpeza. Em roupas pouco sujas, coloque no tambor 3 ou 4 cascas inteiras em um saco de algodão ou linho e opte por uma lavagem a 30, 40 ou 60 °C. E para uma ação de limpeza mais potente em caso de roupas sujas ou manchas difíceis, adicione 1 ou 2 colheres de bicarbonato de sódio na gaveta de lavagem.

11) Outros erros: configurações inadequadas na máquina para a centrifugação
As centrifugações muito rápidas ou muito longas têm a tendência de encolher as roupas e feltrar as fibras de algodão, viscose e lã. Se não se trata de roupa de cama, toalhas ou lençóis de algodão, ultrapassar as 1000 rotações, ou mesmo as 600 rotações, não é absolutamente necessário e só danifica as roupas. Sintéticos, por exemplo, nem sempre suportam isso! Prefira sempre as centrifugações curtas e suaves sempre que possível.

12) Negligenciar a manutenção da máquina de lavar
A máquina de lavar é um criadouro de bactérias, e uma boa limpeza permite eliminá-las, assim como os resíduos de sabão ou amaciante que a sujam. Na verdade, só porque a máquina lava as roupas não significa que ela se limpa no processo! Portanto, para evitar maus odores e destruir os micróbios, limpe regularmente os diferentes elementos da máquina de lavar, incluindo o filtro. Lembre-se também de deixar a porta e o compartimento de detergente abertos após a lavagem para ventilar e secar. Isso evitará o excesso de umidade, que pode causar mofo, tártaro e odores desagradáveis.

13) Esquecer de lavar as roupas novas
Um estudo na Nova Zelândia demonstrou que algumas roupas fabricadas na China às vezes excediam até 900 vezes o limite permitido pelas autoridades de saúde em relação aos níveis de produtos irritantes e alergênicos. Ao comprar uma peça nova, é preciso ter em mente que ela passou por muitos tratamentos que deixaram resíduos químicos: coloração, descoloração, etc. Além disso, há bactérias e sujeira deixadas durante a fabricação, transporte ou manipulação na loja. Portanto, sempre lave uma peça nova antes de usá-la!

Deixe um comentário